quinta-feira, 28 de abril de 2011

CIÊNCIA E FÉ!!! JUNTAS OU SEPARADAS?

O filme inicia falando do Círculo... Por muito tempo acreditou-se que as estrelas estariam fixas no céu e que os astros obedeceriam movimentos circulares... Pensavam que como o céu era “perfeito”, o movimento dos astros também deveriam ser...
Hoje sabemos que o céu não é “perfeito”... Na verdade a sua perfeição está na sua imperfeição.

Vemos também como por vezes a religião fundamentalista (acredita que a sua é a única verdade) leva apenas a atos incoerentes...

Nessa época já existia a discussão entre os modelos Geocêntrico (Terra no centro do Universo) e Heliocêntrico (Sol no Centro do Universo)
Heliocêntrico


Geocêntrico


Davo (um dos escravos) questionou que o modelo Heliocêntrico não seria possível, pois se a Terra estivesse Girando, quando soltássemos um objeto, este deveria cair um pouco para traz... Mas isso não acontece..
Numa experiência realizada no barco, a Filósofa encontra um indício de que mesmo  quando soltamos um objeto num barco em movimento, este cai como se o barco estivesse parado... Isso é igual a soltar um objeto dentro de um ônibus em movimento... Ele cai como se o ônibus estivesse parado.
Sendo assim, não percebemos que a Terra gira pois estamos girando junto com ela... Pra terem noção, a velocidade da Terra em torno de si mesmo é cerca de 1600 Km/h e não percebemos...


Enfim... o filme é muito educativo mas ATRAENTE também... Divirtam-se!!! Acabei de ver e gostei pra caramba...
Mas nem tudo que a filósofa descobre no filme foi descoberta por ela mesma... Muitas das teorias de que o filme fala só foram descobertas séculos e séculos depois... Como a afirmação de que os astros giram ao redor do Sol de maneira Elíptica.

Quem quiser baixá-lo aqui vão os links:
Dublado:
ou

Legendado:
Ou então tragam CD ou pen-drive.... que na SEGUNDA eu passo pra vocês...
Juliano

PS.: Uma coisa muito interessante... Enquanto Hypatia (a filósofa) aprofundava suas teorias... Quem é que discutia junto com ela o tempo todo???

Nenhum comentário:

Postar um comentário